Menu:

Produção do Corpo Docente

Carlos Eiji Hirata Ventura

Carlos E. H. Ventura é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu o doutorado no Institut für Fertigungstechnik und Werkzeugmaschinen (IFW) da Leibniz Universität Hannover, é mestre pelo Departamento de Engenharia de Fabricação da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP e formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP. Realizou graduação sanduíche na Technische Universität Darmstadt e trabalhou como auxiliar de pesquisa no Institut für Produktionsmanagement, Technologie und Werkzeugmaschinen (PTW) da mesma universidade. Atua na área de Engenharia de Fabricação, com ênfase em Usinagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1689198421096127 (27/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: PMM
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Engenharia Mecânica - Rodovia Washington Luís, km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066857 URL da Homepage: www.mecanica.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2024-Atual. Influência do revestimento sobre a temperatura de corte e o desempenho da ferramenta na usinagem do aço inoxidável supermartensítico (chamada CNPq/MCTI/FNDCT n22/2024 - Programa Conhecimento Brasil - Apoio a Projetos em Rede)
      Descrição: O uso de revestimentos em ferramentas de usinagem tem sido amplamente difundido já que, em comparação ao substrato, apresentam menor solubilidade em metais, maior dureza e menor coeficiente de atrito contra metais, o que permite maior produtividade, menor custo de produção e qualidade superior do componente usinado. Embora os revestimentos apresentem condutividade térmica inferior à do substrato, sua ação como barreira térmica é questionável devido à sua baixa espessura. Considerando, porém, que a elevação da temperatura de corte é o principal fator responsável pela ativação dos mecanismos de desgaste e que aquela é decorrente da elevação da taxa de remoção de material, o conhecimento sobre a eficácia do revestimento em reduzir a geração e o fluxo de calor para o substrato da ferramenta de usinagem é fundamental para o seu projeto e aplicação. Diante do exposto, coloca-se como hipótese a capacidade dos revestimentos de carbonitreto de titânio e de óxido de alumínio de reduzir a taxa de desgaste de ferramentas de corte de metal duro (WC-Co) durante a usinagem do aço inoxidável supermartensítico, a partir da redução do calor gerado pelo atrito e de seu fluxo para o substrato, a depender das condições do processo de deposição e das características superficiais do substrato. Assim, a abordagem metodológica desta proposta consiste na preparação de ferramentas de corte com diferentes topografias, seguida da deposição individual e combinada dos revestimentos, o que deve gerar variações das propriedades térmicas e desempenho do conjugado. Estas serão, então, caracterizadas tribologicamente para determinação das propriedades do revestimento e de sua interface com o substrato e utilizadas no corte ortogonal do aço inoxidável supermartensítico CA6NM (12 Cr), de modo a permitir a visualização da interface cavaco-ferramenta e, consequentemente, a medição da temperatura na ferramenta, cavaco e peça por termografia de radiação no espectro infravermelho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante / Alexandre Mendes Abrão - Coordenador / Frederico de Castro Magalhães - Integrante / Matheus P. Porto - Integrante / José Rodolpho de Oliveira Léo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    2. 2024-Atual. Digital twin - Self-learning automated manufacturing for sustainable process chain optimization (Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa CAPES/DFG Edital n 33/2023)
      Descrição: In order to mitigate the effects caused by manufacturing processes on climate change, more sustainable industrial practices must be adopted globally in a short period. Considering that different process chains can be applied to manufacture a specific component and that currently productivity and costs correspond only to partial requirements, sustainability issues and the resulting properties of the component to increase its lifetime have gained relevance. The main goal of this project is to develop a methodology for planning the process chain of high-performance components with an emphasis on energy consumption, its surface integrity and fatigue performance. In addition, a self-optimizing model based on a digital twin will be developed to optimize the process chain and predict the component performance based on experimental data. For this, three process chains will be investigated, namely: (i) hot rolling > quenching and tempering > hard rough and finish turning; (ii) hot rolling > forging > quenching and tempering > hard finish turning; and (iii) additive manufacturing > quenching and tempering > hard finish turning.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante / Alexandre Mendes Abrão - Coordenador / Paulo César de Matos Rodrigues - Integrante / Berend Denkena - Integrante / Benjamin Bergmann - Integrante / Andrea Madeira Kliauga - Integrante / Frederico de Castro Magalhães - Integrante / Hilke Petersen - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    3. 2024-Atual. Desenvolvimento de um modelo semi-empírico para projeto de geometria de aresta em ferramentas de corte aplicadas em processos de usinagem
      Descrição: Tendo em vista as características de ferramentas de corte para processos de usinagem, como elevada dureza e baixa tenacidade, uma correta geometria de aresta é fundamental para que estas ferramentas suportem as cargas mecânicas decorrentes do processo. Tal geometria deve ser específica para diferentes condições de operação e costuma ser dimensionada tendo por base metodologias tentativa-erro e dados experimentais comparativos. Neste contexto e de maneira a se avançar no estado da arte de forma concreta e fundamentada, o presente projeto propõe uma nova metodologia para o dimensionamento de geometrias de aresta para ferramentas de usinagem. Envolve um modelo semi-empírico para a determinação da pressão específica de corte em função da região de contato ferramenta-peça, que, combinado com um modelo analítico de cálculo das tensões atuantes, servirá o objetivo de definir a geometria de aresta mais adequada às condições de processo. Esta metodologia permitirá minimizar a tensão aplicada na aresta de corte, contribuindo para o rigor geométrico e dimensional da peça, assim como para a integridade superficial e vida da ferramenta. Adicionalmente, insertos de corte de diferentes materiais e preparados com diferentes geometrias de aresta serão aplicados em ensaios de vida e as regiões críticas de crescimento do desgaste serão definidas e comparadas às regiões de maior tensão atuante, permitindo a validação tecnológica do modelo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Coordenador / Armando Ítalo Sette Antonialli - Integrante / João Gustavo Pereira da Silva - Integrante / Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    4. 2023-Atual. Estudo experimental e modelagem da intensificação da transferência de calor por ebulição nucleada através da texturização de superfícies
      Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe um estudo teórico e experimental de aspectos fundamentais relacionados à ebulição nucleada, no qual a dinâmica de bolhas nucleando em sítios singulares e em múltiplos sítios, bem como suas interações serão investigadas com uma câmera de alta velocidade. A correlação entre a transferência de calor e as imagens em alta velocidade proporcionará a modelagem de diferentes fenômenos de ebulição e a proposição de superfícies estruturadas para otimizar a transferência de calor por ebulição. Tais superfícies serão fabricadas com técnicas de usinagem, e além de suas características relacionadas à transferência de calor, as seções de testes serão caracterizadas de acordo com os ângulos de contato estático e dinâmico, rugosidade, morfologia e geometria, a partir da utilização de um analisador de ângulo de contato e um microscópio confocal antes e após os experimentos com ebulição. Múltiplas técnicas ópticas também serão utilizadas para elucidar a contribuição relativa de diversos mecanismos de ebulição para a transferência de calor, auxiliando no processo de modelagem dos fenômenos identificados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante / Armando Ítalo Sette Antonialli - Integrante / Debora Carneiro Moreira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    5. 2019-2022. Investigação de técnicas de controle passivo de chatter regenerativo utilizando materiais piezoelétricos
      Descrição: Vibrações auto-excitadas aparecem como um fator limitante na produtividade de processos de usinagem. Esses fenômenos, comumente chamados de chatter, são resultantes da complexa interação entre a ferramenta de corte e a peça usinada. Nesse sentido, diversas técnicas vêm sendo propostas para minimizar essas vibrações. Este projeto de pesquisa propõe a investigação de técnicas passivas de controle de vibrações baseadas em materiais piezoelétricos acoplados à ferramenta de corte para conversão da energia vibratória em energia elétrica a ser dissipada em um circuito shunt. Essas técnicas serão estudadas para aplicações em torneamento e fresamento visando a mitigação do chatter regenerativo. Ao final do projeto, espera-se obter as principais vantagens e desvantagens da metodologia proposta pensando em futuras aplicações industriais da mesma.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante / Armando Ítalo Sette Antonialli - Integrante / Sidney Bruce Shiki - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    6. 2019-2022. Construção de uma máquina de usinagem de precisão que combine as operações de corte abrasivo, fresamento e furação, aplicada na fabricação de geradores de energia piezelétricos (Energy Harvesting)
      Descrição: A proposta trata de um projeto de pesquisa científica inovador, que tem como objetivo a construção de uma máquina de usinagem de precisão capaz de reunir três operações utilizando um único eixo rotativo (spindle): corte, fresamento e furação. Operações que serão aplicadas na fabricação de microcomponentes eletromecânicos constituídos por cristais de Quartzo (SiO2), nos planos X, Y, Z e cerâmicas piezelétricas, como o Titanato de Bário (BaTiO3). Com base em estudos preliminares sobre metodologias de projeto aplicadas na construção de uma mini máquina de corte de precisão e o processo fabril de usinagem abrasiva de microcomponentes eletromecânicos (MEMS), em específico os geradores de energia piezelétricos do tipo Energy Harvesting (EH), é proposta uma estratégia de desenvolvimento de projeto. A proposta consta de três frentes de trabalho: a primeira voltada ao equipamento de usinagem; a segunda, com foco nas ferramentas a serem aplicadas no processo de usinagem; e, por fim, a terceira, que tem interesse na obtenção de um produto MEMS: o gerador de energia piezelétrico do tipo EH. O fluxo de atividades de projeto foi planejado de forma a minimizar os riscos de falhas funcionais para o equipamento, ferramentas e produto, por meio de: Verificações Funcionais, Análise de Falhas em Projeto (DFMEA) e Processo (PFMEA), Métodos dos Elementos Finitos (MEF), adotando índices de qualidade (como Cp e Cpk), relatórios dimensionais e testes de confiabilidade. A proposta de pesquisa se caracteriza por ser inovadora pelo fato de não haver, comercialmente, equipamento de usinagem de precisão voltado ao processamento de materiais cristalinos / cerâmicos, que contemple três operações no mesmo mancal de giro (spindle). Como não existe, comercialmente, esse tipo de equipamento, não há ferramenta adaptada para essa condição, portanto, faz-se necessário o seu desenvolvimento, por adaptação ou projeto. Complementando o caráter inovador da proposta, os geradores de energias comerciais fabricados, em sua grande maioria em material piezelétrico cerâmico, como as cerâmicas baseadas em Titanato Zirconato de Chumbo (PZT), já existem, porém, são pouco difundidos devido à alta dureza e fragilidade do material em meio às solicitações mecânicas. Esta proposta de projeto contempla a investigação do quartzo monocristalino submetido à compressão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante / Luis Antonio Oliveira Araujo - Coordenador / C. A. Fortulan - Integrante / C. R. Foschini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
      Descrição: A proposta trata de um projeto de pesquisa cientifica inovador, que tem como objetivo a construção de uma máquina de usinagem de precisão capaz de reunir três operações utilizando um único eixo rotativo (spindle): corte, fresamento e furação. Operações que serão aplicadas na fabricação de microcomponentes eletromecânicos constituídos por cristais de Quartzo (SiO2), nos planos X, Y, Z e cerâmicas piezelétricas, como o Titanato de Bário (BaTiO3). Com base em estudos preliminares, sobre metodologias de projeto aplicadas na construção de uma mini máquina de corte de precisão e o processo fabril de usinagem abrasiva de microcomponentes eletromecânicos (MEMS), em específico, os geradores de energia piezelétricos do tipo Energy Harvesting (EH), é proposta uma estratégia de desenvolvimento de projeto. A proposta consta de três frentes de trabalho: a primeira voltada ao equipamento de usinagem. A segunda, com foco nas ferramentas a serem aplicadas no processo de usinagem. E por fim, a terceira, que tem interesse na obtenção de um produto MEMS: o gerador de energia piezelétrico do tipo EH. O fluxo de atividades de projeto foi planejado de forma a minimizar os riscos de falhas funcionais para o equipamento, ferramentas e produto, por meio de: Verificações Funcionais, Análise de Falhas em Projeto (DFMEA) e Processo (PFMEA), Métodos dos Elementos Finitos (MEF), adotando índices de qualidade (como Cp e Cpk), relatórios dimensionais e testes de confiabilidade. A proposta de pesquisa se caracteriza por ser inovadora pelo fato de não haver, comercialmente, equipamento de usinagem de precisão, voltado ao processamento de materiais cristalinos / cerâmicos, que contemple três operações no mesmo mancal de giro (spindle). Como não existe, comercialmente, esse tipo de equipamento, não há ferramenta adaptada para essa condição, portanto, faz-se necessário o seu desenvolvimento, por adaptação ou projeto. Complementando o caráter inovador da proposta, os geradores de energias comerciais fabricados, em sua grande maioria, em material piezelétrico cerâmico, como as cerâmicas baseadas em Titanato Zirconato de Chumbo (PZT). O uso de cristais na geração de energia já existe, porém, pouco difundido devido à alta dureza e fragilidade do material em meio às solicitações mecânicas. Esta proposta de projeto contempla a investigação do quartzo monocristalino submetido à compressão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Alberto Fortulan - Integrante / Luis Antonio Oliveira Araujo - Coordenador / Cesar Renato Foschini - Integrante / Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Alberto Fortulan.
    7. 2017-2021. Influência dos parâmetros de retificação na fabricação de insertos de metal duro sobre seu desempenho no torneamento de uma liga de titânio
      Descrição: Após a sinterização, o inserto de metal duro é retificado, a fim de se melhorar a integridade das arestas e das superfícies de saída e de folga. A importância deste passo na cadeia de fabricação de insertos de metal duro está ligada à influência da rugosidade dessas superfícies sobre o atrito na região de corte e à redução da vida da ferramenta devido aos lascamentos na aresta. Tensões residuais também devem ser consideradas, pois alteram as propriedades da camada superficial do inserto, podendo causar redução de sua resistência e eventual falha. O controle dessas características pode ser feito a partir da escolha apropriada dos parâmetros e ferramenta de retificação. Assim, um estudo detalhado da influência destes fatores sobre o desempenho do inserto se torna importante, de modo a se adequar o processo de fabricação e aumentar a vida útil da ferramenta. Com isso, o presente projeto tem como objetivo a determinação das condições de retificação ideais para a maximização da vida da ferramenta em sua aplicação no processo de torneamento de uma liga de titânio para uso médico, tendo em vista as dificuldades de se usinar esse tipo de material. Nesse contexto, serão investigadas as causas para os resultados obtidos dos processos de retificação e torneamento por meio da caracterização do inserto após a retificação, levando-se em conta tensão residual, rugosidade superficial e de aresta, formação de trincas, microestrutura resultante e composição. Ao final do projeto, informações adicionais para o correto planejamento do processo de retificação de insertos de metal duro devem ser obtidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Coordenador / Armando Ítalo Sette Antonialli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    8. 2017-2020. Influência da integridade superficial de peças fresadas no desempenho do revestimento aplicado a um aço ferramenta
      Descrição: Moldes e matrizes são comumente fabricados de aços ferramenta, cuja seleção deve considerar as seguintes propriedades: resistência ao desgaste, tenacidade, dureza a quente, resistência à deformação plástica e corrosão. Tais características são necessárias para que a ferramenta de conformação ou fundição suporte as elevadas cargas térmicas e mecânicas geradas durante o processo. A fim de se reduzir o desgaste dessas ferramentas e proporcionar aumento de sua vida, a aplicação de revestimentos tem se tornado frequente. Nesse contexto, uma preparação adequada da superfície se faz necessária, de modo que o revestimento tenha uma boa adesão sobre o substrato. Essa preparação deve levar em conta não apenas a rugosidade final da superfície, mas também as tensões residuais induzidas, parâmetros fortemente influenciados pelo processo de usinagem do molde ou matriz. A fim de se obter uma superfície adequada à aplicação de revestimentos duros, a compreensão dos efeitos da usinagem nas características da peça para o correto planejamento do processo se torna fundamental. Assim, a presente proposta tem a intenção de investigar a influência da integridade superficial de peças fresadas no desempenho de um revestimento comercial aplicado a um aço ferramenta endurecido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Coordenador / Armando Ítalo Sette Antonialli - Integrante / T. T. Ishikawa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    9. 2016-2018. Processamento mecânico de materiais de grão ultrafino obtidos por deformação plástica severa
      Descrição: Microconformação e microusinagem são dois processos de fabricação avançados, dirigidos a componentes em que pelo menos duas dimensões são sub-millimétricas. Em escala tão reduzida, as anisotropias elástica e plástica de materiais com grãos de tamanho convencional tornam-se críticas, pois o efeito da textura cristalográfica se torna mais acentuado e a deformação plástica se torna mais heterogênea do que se a granulação fosse fina e a textura aleatória. Todas as técnicas de Deformação Plástica Severa (DPS) são particularmente adequadas aos processos de manufatura acima mencionados, pois seu efeito principal é o refino de grão, fenômeno do qual se origina uma nova classe de materiais, conhecidos como de granulação ultrafina. O que distingue cada processo DPS dos outros é a natureza do fluxo viscoplástico do material e o caminho de deformação durante o processamento. Assim, processos que produzem altos níveis de cisalhamento e são caracterizados por caminhos de deformação não-conservativos resultam em orientação cristalográfica aleatória e produzem menor anisotropia de propriedades. A presente proposta tem dois objetivos: 1) Extensão da deformação assimétrica ao processo de laminação acumulada na produção de chapas finas e de baixo índice de textura cristalográfica 2) O estudo do comportamento de materiais processados por DPS, aplicáveis a processos de microdeformação e microusinagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carlos Eiji Hirata Ventura - Integrante / Armando Ítalo Sette Antonialli - Integrante / Andrea Madeira Kliauga - Coordenador / Vitor Luiz Sordi - Integrante / Raul Eduardo Bolmaro - Integrante / José Benaque Rubert - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Melhor trabalho na categoria "Melhoria dos Parâmetros de Processo" no XXVI Colóquio de Usinagem, UNICAMP.. 2024.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    2. Best work of the area "Processes with material removal" during the 12th Brazilian Congress on Manufacturing Engineering, ABCM.. 2023.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    3. Prêmio ABCM-Embraer - Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação - Orientador, Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas.. 2017.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.
    4. Honra ao mérito pela participação no desenvolvimento da Propriedade Intelectual da UFSCar, Agência de Inovação da UFSCar.. 2016.
      Membro: Carlos Eiji Hirata Ventura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 12th Brazilian Congress on Manufacturing Engineering. Round table - Evolution of the Brazilian Congress of Manufacturing Engineering: challenges, changes and post-pandemic perspectives. 2023. (Congresso).
    2. IV Semana de Engenharia e Indústria.Preparação de insertos de corte: pesquisas desenvolvidas na UFSCar. 2023. (Outra).
    3. XXV Colóquio de Usinagem. Preparação de insertos de corte para aplicações de alto desempenho. 2023. (Congresso).
    4. 11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2021. (Congresso).
    5. 9th CIRP Conference on High Performance Cutting. Effect of the grinding process on the wear of a cemented tungsten carbide cutting insert during turning. 2021. (Congresso).
    6. XXIII Colóquio de Usinagem. Integridade superficial e aplicação de insertos de metal duro retificados. 2019. (Congresso).
    7. XXII Colóquio de Usinagem. Influência da velocidade de corte na qualidade de insertos de metal duro retificados. 2018. (Congresso).
    8. 22º Seminário Internacional de Alta Tecnologia. 2017. (Seminário).
    9. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering. 2017. (Congresso).
    10. 9º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. Aplicações de microgeometrias personalizadas no torneamento do aço ABNT 4140 endurecido. 2017. (Congresso).
    11. 21º Seminário Internacional de Alta Tecnologia. 2016. (Seminário).
    12. 3rd International Conference on System-Integrated Intelligence: New Challenges for Product and Production Engineering. Towards part lifetime traceability using machined Quick Response codes.. 2016. (Congresso).
    13. 8º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. Preparação de arestas de ferramentas de cerâmica mista por retificação e sua aplicação no torneamento de aço endurecido. 2015. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. VENTURA, C. E. H.; Silveira, Z. C. ; ANTONIALLI, A. Í. S. ; Rodrigues, A. R. ; DINIZ, A. E.. 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2019. Congresso
    2. VENTURA, C. E. H.; Monteiro, M. R.. 2º Workshop do Grupo de Pesquisa em Manufatura Inteligente. 2018. Outro
    3. VENTURA, C. E. H.; Monteiro, M. R.. 1º Workshop do Grupo de Pesquisa em Manufatura Inteligente. 2017. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Carlos Eiji Hirata Ventura ⇔ Debora Carneiro Moreira (1.0)
      1. TREVILATO, RENATO ; CARNEIRO MOREIRA, DEBORA ; VENTURA, CARLOS ; SETTE ANTONIALLI, ARMANDO ÍTALO. Metodologia para avaliação da molhabilidade de superfícies biorreativas em tensiômetro óptico. Em: VIII Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2024.




(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2025
Data de processamento: 03/04/2025 20:54:10