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Produção do Corpo Docente

Jorge Henrique Bidinotto

Professor Doutor vinculado ao Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Possui formação (Graduação, Mestrado e Doutorado) em Engenharia Mecânica com ênfase em Aeronaves pela EESC/USP e 10 anos de experiência na indústria aeronáutica, além de experiência anterior lecionando em outras instituições. Atuou como pesquisador convidado na Universidade de Linköping (Suécia) nas áreas de interação piloto-aeronave e controle automático de aeronaves, utilizando ferramentas de Inteligência Artificial. Seus interesses em pesquisa abrangem Sistemas Aeronáuticos, Controle Automático de Aeronaves, Fatores Humanos em Aviação, Ensaios em Voo e Controle de Aeronaves com Pilot-in-the-loop. Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e da Associação Mensa Brasil. É vinculado ao programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da EESC/USP, atuando em pesquisas na área de concentração Aeronáutica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4354363907063353 (27/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: AER
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Avenida João Dagnone, 1100 Jd. Santa Angelina 13563120 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 33738350 URL da Homepage: www.eesc.usp.br/saa
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Aeroespacial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2023-Atual. Desenvolvimento de Pesquisa para Ferramentas Robóticas para Inspeção e Manutenção em Instalações Petrolíferas
      Descrição: Esse projeto visa a realização de um estudo de viabilidade para o uso de robôs móveis terrestres e aéreos na execução de atividades comumente realizadas em instalações petrolíferas (offshore e onshore). Será criada a infraestrutura laboratorial e serão adquiridos os equipamentos necessários para o desenvolvimento de pesquisas nessa área através da submissão de projeto de infraestrutura junto com este projeto de pesquisa. Propõem-se inicialmente o emprego de softwares de simulação para a avaliação de performance dos robôs terrestres e aéreos em ambientes típicos de instalações petrolíferas e avaliação do emprego de diferentes técnicas para controladores (softwares) e sistemas de navegação e percepção embarcados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (12) . Integrantes: Jorge Henrique Bidinotto - Integrante / Ricardo Afonso Angélico - Integrante / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Marcelo Becker - Coordenador / Daniel Varela Magalhães - Integrante / Adriano de Almeida Siqueira - Integrante / Thiago Boaventura Cunha - Integrante.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.
    2. 2019-2023. Desenvolvimento de Sistemas Aeronáuticos em Parceria com a Indústria
      Descrição: Desenvolvimento de sistemas de comandos de vôo, hidromecânicos, combustível, piloto automático e anti-derrapagem através de modelagem e simulação de sistemas, em parceria com a indústria, para uso em aeronaves já certificadas, visando desenvolvimento, prototipagem e testes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Jorge Henrique Bidinotto - Coordenador.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.
    3. 2017-2019. Estudo da Suscetibilidade a PIO em Sistemas de Controle Automático de Aeronaves
      Descrição: Este projeto visa a construção de uma plataforma de testes para estudo da suscetibilidade de aeronaves ao fenômeno PIO (Pilot Induced Oscillation) conforme a variação do valor de suas derivadas de controle longitudinal. Serão testados vários valores de derivadas com diferentes pilotos humanos cumprindo tarefas sintéticas de captura de ângulos de ataque em um simulador. Os resultados obtidos serão tratados estatisticamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Henrique Bidinotto - Coordenador / Eduardo Morgado Belo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Menção Honrosa no 4º Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP, Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola da Engenharia de São Carlos - USP.. 2019.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.
    2. Paraninfo da turma de formandos do Curso de Engenharia Aeronáutica da EESC - USP.. 2018.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.
    3. Professor Homenageado da turma de formandos do Curso de Engenharia Aeronáutica da EESC - USP.. 2017.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.
    4. Professor Homenageado da turma de formandos do Curso de Engenharia Aeronáutica da EESC - USP.. 2016.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.
    5. Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros (Orientador), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.. 2015.
      Membro: Jorge Henrique Bidinotto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 11.o Encontro Sanjoanense de Engenharia e Tecnologia.Fatores Humanos em Aviação: fundamentos e importância. 2024. (Encontro).
    2. 2024 Silk Road Conference on the Cooperation and Integration of Industry, Education, Research and Application.Research in aeronautical systems and pilot/aircraft interaction from USP. 2024. (Simpósio).
    3. 5th AI & Autonomy Workshop.Semi-autonomous longitudinal aircraft control, machine learning based, trained with flight simulator data. 2023. (Simpósio).
    4. 26th International Congress of Mechanical Engineering. A Historical Review of Pilot Induced Oscillations (PIO) Occurrence. 2021. (Congresso).
    5. Semana de Ingeniería en Mecatrónica UMNG.Interacción humano-máquina em aeronaves automatizadas. 2021. (Simpósio).
    6. XVIII Semana da Engenharia Aeronáutica.Pesquisas em Fatores Humanos na Aviação. 2021. (Encontro).
    7. XVI Semana da Engenharia Aeronáutica.Especialização em Sistemas Aeronáuticos. 2019. (Encontro).
    8. XV Semana da Engenharia Mecatrônica EESC USP.Desafios em Sistemas Embarcados de Aeronaves. 2019. (Encontro).
    9. 20th International Conference on Aerospace and Aviation Engineering (ICAAE). Pilot Induced Oscillations Adaptive Suppression in FBW Systems. 2018. (Congresso).
    10. 31st Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences ICAS2018. PIO Susceptibility in Fly-by-Wire Systems. 2018. (Congresso).
    11. 6th Brazilian-Swedish Workshop in Aeronautics.Study of PIO Susceptibility in Aircraft Automatic Control Systems. 2017. (Encontro).
    12. 67ª Reunião Anual da SBPC.Avaliação de posteres da Jornada de Iniciação Científica. 2015. (Encontro).
    13. XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. 2015. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. BIDINOTTO, J. H.. VI Baja Cross São Carlos. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Jorge Henrique Bidinotto ⇔ Fernando Martini Catalano (1.0)
      1. BIDINOTTO, JORGE HENRIQUE ; KLEINUBING, MAXIMILIAN ; CATALANO, FERNANDO MARTINI ; BELO, EDUARDO MORGADO. Termografia Aplicada à Visualização de Transição de Camada Limite em Aerofólios. SEMINA. CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (ONLINE). v. 37, p. 143-158, issn: 1679-0375, 2016.




(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2025
Data de processamento: 03/04/2025 20:54:10