Menu:

Produção do Corpo Docente

Luciana Montanari

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fabricação e Projeto de Precisão e Conformação dos Metais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2483731294108587 (31/05/2022)
  • Rótulo/Grupo: PMM
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia Mecânica. Av. Trabalhador São-carlense 400 Centro 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33738233 Fax: (16) 33739402 URL da Homepage: www.sem.eesc.usp.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2022-Atual. DETERMINACAO DE DIAGRAMAS DE LIMITE DE CONFORMACAO PARA CHAPAS METALICAS COMPOSTAS POR MATERIAIS HETEROGENEOS E SUJEITAS AO PROCESSO DE ESTAMPAGEM INCREMENTAL COM FERRAMENTA DE PONTA UNICA
      Descrição: Materiais metálicos otimizados por adição de elementos de liga e/ou tratamentos termomecânicos não atendem aos critérios de maximização simultânea de resistência e ductilidade. Grãos ultrafinos, obtidos por técnicas de Deformação Plástica Severa (DPS) aumentam a resistência mecânica em até 5 vezes, mas reduzem a ductilidade para valores inferiores a 5%. Grãos grosseiros têm o efeito oposto. Elaborar Materiais Híbridos (MH), com estruturas hierárquicas bimodais pode maximizar as duas propriedades. Pela geometria de processo, a junção por laminação acumulada (ARB) é uma técnica promissora para obter MHs. Em projetos anteriores, foi verificado que uma hierarquia lamelar contendo 50% das ligas de alumínio AA7050 e AA1050 proporciona o efeito desejado. Este projeto estuda uma rota de estampagem incremental (EI) para o novo MH. A EI utiliza a técnica de repuxo com ferramenta de ponta única, sem necessidade da fabricação de matrizes. Controlando o movimento da ferramenta, é possível elevar os limites de conformabilidade (LC). Pretende-se responder às seguintes perguntas: Pode-se estabelecer uma rota de estampabilidade para o material híbrido constituído das ligas de alumínio AA1050 e AA7050? Por que o LC de chapas metálicas obtido pelo processo EI está acima do LC na estampagem tradicional? Serão estudados: os efeitos de ?forma e escala? dos constituintes nas propriedades mecânicas resultantes das chapasMH, a conformabilidade a partir da determinação da anisotropia plástica e da construção de diagramas de LC. Projetar o processo de fabricação por simulação numérica exige levantamento das equações constitutivas do novo material. Desafios são ter uma resposta de controle de processo simplificada, por modelamento em elementos tipo casca e uma modelagem mais refinada do comportamento do material em malha tipo BRICS que permita estudar a interferência das diferentes camadas no limite de ruptura. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Sergio Henrique Evangelista - Integrante / Danielle Cristina Camilo Magalhães - Integrante / Jose Benaque Rubert - Integrante / Andrea Madeira Kliauga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Montanari.
    2. 2018-Atual. Micro estampagem incremental
      Descrição: A busca por processos inovadores e eficientes surge da competitividade que há no ambiente industrial, de modo que as empresas procuram meios de melhorar a rentabilidade, aumentar a participação no mercado e minimizar o risco de desenvolvimento de novos produtos. Dentre os avanços obtidos na área da conformação, destaca-se a técnica da estampagem incremental. Quando aplicada na escala micro, a técnica de estampagem incremental mantém as vantagens acerca dos custos envolvidos na confecção do ferramental e, como limitador da técnica incremental destaca-se, principalmente, o elevado tempo de processamento. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver a técnica de micro conformação incremental múltiplos pontos (μCIMP) por meio da construção de um equipamento dedicado, cujo projeto conceitual foi avaliado por meio de análise de valores e pelo diagrama de Mudge. O processo foi incialmente verificado pelo estudo comportamental do material conformado, via simulação por elementos finitos em ABAQUS. A aplicação da técnica de μCIMP foi proposta para obtenção de peças micro trocadores de calor do tipo placas planas com dimensões micrométricas, fabricadas a partir de finas chapas de alumínio puro. Os resultados das simulações permitem inferir pela viabilidade da técnica. Já o equipamento dedicado contempla o uso de múltiplos punções, uma matriz inferior e um prensa chapas, acrescidos de contrapontos posicionados na superfície inferior da chapa a ser conformada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Sergio Henrique Evangelista - Integrante / Gustavo Coser Monteiro Dias - Integrante.
      Membro: Luciana Montanari.
    3. 2017-2018. Revisao Bibliografica Sistematica Aplicada a Estampagem Incremental de Chapas e Simulacoes Por Elementos Finitos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Isabela Morcelli Loureiro - Integrante.
      Membro: Luciana Montanari.
    4. 2016-Atual. Metodo de fabricacao de textura superficial utilizando ferramenta de ponta unica para deformacoes plasticas locais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Jonathan Francciesco Ribeiro Araújo - Integrante.
      Membro: Luciana Montanari.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor Semana de Recepção de Calouros de 2019, Pró-Reitoria de Graduação - Universidade de São Paulo.. 2019.
      Membro: Luciana Montanari.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. 15 Feira USP e as profissões. Engenharia Mecânica da EESC. 2021. (Feira).
    2. COBENGE. PROPOSTA DE NOVA METODOLOGIA DE ENSINO PARA A ÁREA DE MANUFATURA NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA. 2021. (Congresso).
    3. 14 Feira USP e as profissões. O curso de Engenharia Mecânica da EESC. 2020. (Feira).
    4. 13 Feira USP e as profissões. Engenharia Mecânica: presente e futuro. 2019. (Feira).
    5. 6 Ciclo de Palestras sobre Profissões.Engenharia Mecânica. 2019. (Outra).
    6. XIV Semana da Pós-Graduação na EESC.Turnitin: detectando plágio em manuscritos. 2018. (Encontro).
    7. 15 Feira de Profissões - Campi Interior. Engenharia Mecânica. 2017. (Feira).
    8. 15 Feira USP e as Profissões - Campi Interior. Engenharia Mecânica. 2017. (Feira).
    9. 3 Congresso de Graduação da USP. ESTUDO DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA EESC-USP. 2017. (Congresso).
    10. 3 Congresso de Graduação da USP. Uma abordagem para o ensino de Desenho Técnico Mecânico usando computadores.. 2017. (Congresso).
    11. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. COMPORTAMENTO DAS TRAJETÓRIAS DE DEFORMAÇÃO EM FLANGES CIRCULARES OBTIDOS PELO PROCESSO DE ESTAMPAGEM INCREMENTAL. 2017. (Congresso).
    12. XII Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica. Revisão sistemática sobre micro conformação incremental.. 2017. (Congresso).
    13. 24º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Somente avaliadora. 2016. (Simpósio).
    14. 8 Jornada Científica.Organização da pesquisa e a escrita científica. 2016. (Outra).
    15. Palestras do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional.Pesquisar, escrever e publicar. Por que e Como?. 2016. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. MONTANARI, L.; RODRIGUES, A. R. ; JASINEVÍCIUS, R. G. ; SILVEIRA, Z. C. ; ANTONIALLI, A. I. S. ; VENTURA, C.. 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2019. Congresso
    2. LUCCA NETO, L. ; MONTANARI, L. ; PRADO, M. C.. XIV Semana de Engenharia Mecânica. 2019. Outro
    3. Montanari, L; LOPES, J. P.. XIII Semana da Engenharia Mecânica. 2018. Outro
    4. Montanari, L; ROCCHETTO, I. T. ; OSUKA, R. ; ABRAMOVITH, L.. XII Semana da Engenharia Mecânica. 2017. Outro
    5. MONTANARI, L.; ROCCHETTO, I. T. ; OSUKA, R. ; ABRAMOVITH, L.. 3 Simpósio de Iniciação Científica da Semana da Engenharia Mecânica. 2017. Congresso
    6. MONTANARI, L.; SOUZA, G. N. ; NAGATOME, L. M.. X SEMEC - Semana da Engenharia Mecânica. 2015. Outro
    7. Montanari, L; SOUZA, G. N.. 1 Simpósio de Iniciação Científica da Semana da Engenharia Mecânica. 2015. Congresso
    8. MONTANARI, L.. IX Congresso de Engenharia Mecânica e Industrial. 2009. (Congresso).. . 0.



Data de processamento: 20/10/2023 15:10:34