Menu:

Produção do Corpo Docente

João Paulo Eguea

Professor Doutor no Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Doutor em Engenharia Mecânica (área de concentração Aeronáutica) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Graduou-se em Engenharia Aeronáutica na EESC-USP. Realizou um período de Graduação Sanduíche na University of Twente (Holanda), através do programa Ciência sem Fronteiras, onde realizou o um ano do Master em Engenharia Mecânica. Foi estagiário no Programa de Especialização em Engenharia (PEE) e na área de ensaios em túnel de vento e mecânica dos fluídos computacional na Embraer. Mestre em Engenharia Mecânica (área de concentração Aeronáutica), desenvolveu pesquisa computacional e experimental acerca do uso de winglets de camber variável para melhoria de desempenho de aeronaves. Email: joao.eguea@usp.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2918629823216081 (14/01/2025)
  • Rótulo/Grupo: AER
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Avenida Trabalhador Sancarlense Parque Arnold Schimidt 13566590 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33739403
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Aeroespacial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-Atual. Investigação Experimental Do Fenômeno De Transição Laminar Turbulenta Em Asa Reta (2D) e Enflechada
      Descrição: Descrição: Este projeto visa uma investigação experimental detalhada dos fenômenos de transição laminarturbulenta em asa reta (2D) e enflechada (swept wing). O projeto pretende explorar os mais recentes avanços na área de aerodinâmica, sobretudo no que diz respeito aos efeitos da intensidade turbulenta do escoamento incidente, rugosidade superficial e características de instabilidades bi e tridimensional em uma asa reta (2D) e em uma asa com 25 graus de enflechamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: João Paulo Eguea - Integrante / Fernando Martini Catalano - Integrante / Odenir de Almeida - Coordenador / Caio Roberto Botter - Integrante / Marios M. Kotsonis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: João Paulo Eguea.
    2. 2019-2022. Influência de hélices pusher na camada limite e forças aerodinâmicas de uma asa laminar
      Descrição: As tendências do mercado de aviação indicam uma demanda por alternativas de transporte aéreo mais verdes e flexíveis. Essas demandas exigem o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias em aviação geral e regional, veículos aéreos não tripulados e de mobilidade urbana. Os números de Reynolds e Mach mais baixos no envelope de operação, os menores comprimentos de corda e a maior razão hélice-envergadura presentes nesses veículos aéreos chamam a atenção da academia e da indústria de aviação para a aplicação combinada de tecnologias de escoamento laminar natural e propulsão à hélice. O escoamento laminar natural reduz o arrasto de fricção da superfície da aeronave e pode ser obtido por um projeto cuidadoso da geometria da asa. No entanto, a interação entre hélices e asas laminares pode afetar as características da camada limite da asa. Este trabalho propôs uma investigação em túnel de vento sobre o efeito da hélice impulsoras na camada limite laminar e nas forças aerodinâmicas. A técnica de termografia infravermelha foi utilizada como um método não intrusivo para detectar e medir o ponto de transição da camada limite em um aerofólio laminar. Uma análise do desempenho de uma asa laminar tridimensional também foi realizada usando medidas com balança aerodinâmica. A análise dos resultados indica que a hélice impulsora interage sinergicamente com uma asa de fluxo laminar natural, criando uma oportunidade para melhorar o desempenho da aeronave e tornar a aviação mais ecológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: João Paulo Eguea - Integrante / Fernando Martini Catalano - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: João Paulo Eguea.
    3. 2017-2019. Estudo da aplicação de um winglet de camber adaptável em jato executivo
      Descrição: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a eficácia de um winglet de camber variável. Um algoritmo genético foi usado para otimizar o camber das seções de winglet de um jato executivo de médio porte para condições de voo pontuais e uma missão típica completa. Experimentos em túneis de vento e simulações foram realizados para investigar os efeitos da winglet no arrasto induzido e na estrutura do vórtice de ponta de asa. O processo de otimização visa encontrar a melhor configuração para cada condição de voo, reduzindo o consumo de combustível.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: João Paulo Eguea - Integrante / CATALANO, FERNANDO MARTINI - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: João Paulo Eguea.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. ICAS ECSC's Research Pitch Competition, International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS).. 2021.
      Membro: João Paulo Eguea.
    2. Menção Honrosa entre Melhores Artigos do 4º Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).. 2019.
      Membro: João Paulo Eguea.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 1º Congresso de Cultura e extensão da USP. Conversando sobre ciência com a comunidade em São Carlos: uma experiência do projeto Núcleo de Comunicação Científica ? Papo Ciência. 2021. (Congresso).
    2. 26th International Congress of Mechanical Engineering. Design of a platform aerodynamic balance for laminar wing force measurements. 2021. (Congresso).
    3. 32nd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences. How can a camber morphing winglet contribute to making aviation greener?. 2021. (Congresso).
    4. 6º Congresso de Graduação da USP. Desenvolvimento de atividade computacional para auxiliar na aplicação de aulas práticas em aerodinâmica experimental no contexto da COVID-19. 2021. (Congresso).
    5. 6º Congresso de Graduação da USP. Aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para modernização curricular e capacitação docente para cursos de engenharia. 2021. (Congresso).
    6. International Congress of Mechanical Engineering. 2019. (Congresso).
    7. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.Neural Network Application For Aerodynamic Modeling Of A Variable Camber Winglet. 2019. (Simpósio).
    8. V Congresso de Graduação da USP​. 2019. (Congresso).
    9. XV Semana da Pós-Graduação da EESC. 2019. (Encontro).
    10. III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. 2018. (Simpósio).
    11. IV Congresso de Graduação da USP​. Aplicação de metodologia ativa em atividade extraclasse: uma integração entre alunos de Pós-graduação e Graduação. 2018. (Congresso).
    12. II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. 2017. (Simpósio).
    13. XVII Competição SAE Brasil de Aerodesign.Projeto da Aeronave EESC-USP Alpha 2015 (1 colocado). 2015. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. EGUEA, J. P.; COLLACO, F. M. A.. Projeto Papo Ciência. 2024. 2024.
    2. EGUEA, J. P.. II Fórum dos Estudantes de Engenharia Aeronáutica - EESC- USP. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • João Paulo Eguea ⇔ Fernando Martini Catalano (7.0)
      1. EGUEA, JOÃO PAULO ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CATALANO, FERNANDO MARTINI. Camber morphing winglet influence on aircraft drag breakdown and tip vortex structure. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 119, p. 107148, issn: 1270-9638, 2021.
      2. EGUEA, JOÃO PAULO ; GOUVEIA DA SILVA, GABRIEL PEREIRA ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Pusher Propeller Influence On A Laminar Wing Transition Location Using Infrared Thermography. Em: 33rd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2022.
      3. Pedro David Bravo Mosquera ; EGUEA, JOÃO PAULO ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; CATALANO, FERNANDO M.. Experimental Investigation Of A Next-Generation Airliner With Boundary Layer Ingestion. Em: 33rd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2022.
      4. GOUVEIA DA SILVA, GABRIEL PEREIRA ; João Paulo Eguea ; Marcos Vítor de Rosa Jacinto da Silva ; Fernando M. Catalano. Experimental Studies On The Interaction Between Propellers And Wing. Em: 33rd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2022.
      5. PEREIRA GOUVEIA DA SILVA, GABRIEL ; EGUEA, JOÃO PAULO ; CATALANO, FERNANDO. Design of a Torque and Thrust Biaxial Sensor for Propellers. Em: 26th International Congress of Mechanical Engineering, 2021.
      6. EGUEA, JOÃO PAULO ; PEREIRA GOUVEIA DA SILVA, GABRIEL ; CATALANO, FERNANDO. Design of a platform aerodynamic balance for laminar wing force measurements. Em: 26th International Congress of Mechanical Engineering, 2021.
      7. EGUEA, JOÃO PAULO ; CATALANO, FERNANDO MARTINI ; ABDALLA, ALVARO MARTINS ; DE SANTANA, LEANDRO D. ; VENNER, CORNELIS H. ; FONTES SILVA, ANDRÉ LUIZ. Study on a Camber Adaptive Winglet. Em: 2018 Applied Aerodynamics Conference, 2018.

    • João Paulo Eguea ⇔ Hernán Darío Cerón-Muñoz (1.0)
      1. Pedro David Bravo Mosquera ; EGUEA, JOÃO PAULO ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; CATALANO, FERNANDO M.. Experimental Investigation Of A Next-Generation Airliner With Boundary Layer Ingestion. Em: 33rd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2022.

    • João Paulo Eguea ⇔ Luciana Montanari (1.0)
      1. SILVA, GABRIEL PEREIRA GOUVEIA DA ; EGUEA, JOÃO PAULO ; RIBEIRO, KANDICE SUANE BARROS ; MONTANARI, LUCIANA. A teoria de metodologia ativa na prática: uma vivência entre pós-graduandos e graduandos numa atividade extraclasse. REVISTA DE GRADUAÇÃO DA USP. v. 4, p. 159-165, issn: 2525-376X, 2020.

    • João Paulo Eguea ⇔ Marcelo Leite Ribeiro (1.0)
      1. VIEIRA, ANDRÉ FERREIRA COSTA ; FILHO, MARCOS ROGÉRIO TAVARES ; EGUEA, JOÃO PAULO ; RIBEIRO, MARCELO LEITE. Optimization of Structures and Composite Materials: A Brief Review. Eng. v. 5, p. 3192-3211, issn: 2673-4117, 2024.

    • João Paulo Eguea ⇔ Zilda de Castro Silveira (1.0)
      1. IDOGAVA, H. T. ; MADEIRA, D. A. ; MAGANHI, F. H. ; SILVA, G. P. G. ; EGUEA, J. P. ; SILVEIRA, Z. C.. Multidisciplinary design: development of conceptual solution and mock-up of an assistive device. Em: 4º. SiPGEM (2019) ? Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Escola de Engenharia de São Carlos ? Universidade de São Paulo. ISSN: 2674-8452., 2019.




(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2025
Data de processamento: 03/04/2025 20:54:10