Produção do Corpo Docente
Hernan Dario Ceron-Munoz
Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidad Nacional de Colombia (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2004) e doutorado em Engenharia mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2009). Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aerodinâmica Experimenal, atuando principalmente nos seguintes temas: multi-winglets, tip-sails, induced drag, bwb e blended wing body. (Texto informado pelo autor)
| - http://lattes.cnpq.br/4688351897395596 (26/09/2023)
- Rótulo/Grupo: AER
- Bolsa CNPq:
- Período de análise:
- Endereço: Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador São Carlense, 400. Laboratorio de Aeronabes, NPA. Centro 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33739430 URL da Homepage: http://www.eesc.usp.br
- Grande área: Engenharias
- Área: Engenharia Mecânica
- Citações: Google Acadêmico
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Produção bibliográfica
Produção técnica
Produção artística
Orientações em andamento
Supervisões e orientações concluídas
Projetos de pesquisa
Prêmios e títulos
Participação em eventos
Organização de eventos
Produção bibliográfica
- Artigos completos publicados em periódicos (15)
- BRAVO, P. ; RIBEIRO, D. G. ; FLORES-MEZARINA, JUAN A. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Application of wavy leading edge to enhance winglet aerodynamic performance. AERONAUTICAL JOURNAL. v. 127, p. 964-981, issn: 0001-9240, 2023.
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- PARRA, HECTOR G. ; CERON, HERNAN D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; GOMEZ, WILLIAM ; GAONA, ELVIS E.. Experimental Analysis of Oscillatory Vortex Generators in Wind Turbine Blade. Energies. v. 16, p. 4343, issn: 1996-1073, 2023.
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- GARCIA-RIBEIRO, DANIEL ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO D ; AYALA-ZULUAGA, JIMMY A ; MARTINEZ-CASTAÑEDA, DIEGO F ; VALBUENA-AGUILERA, JEISSON S ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN D ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VACA-RIOS, JOHN J. Drag reduction of a commercial bus with add-on aerodynamic devices. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART D-JOURNAL OF AUTOMOBILE ENGINEERING. v. 237, p. 1623-1636, issn: 0954-4070, 2023.
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- PARRA, HECTOR G. ; CERON, HERNAN D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; GOMEZ, WILLIAM ; GAONA, ELVIS E.. Experimental Analysis of Bio-Inspired Vortex Generators on a Blade with S822 Airfoil. Energies. v. 16, p. 4538, issn: 1996-1073, 2023.
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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO D. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, FERNANDO M.. Potential Propulsive and Aerodynamic Benefits of a New Aircraft Concept: A Low-Speed Experimental Study. Aerospace. v. 10, p. 651-677, issn: 2226-4310, 2023.
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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; CATALANO, FERNANDO MARTINI. Design, aerodynamic analysis and optimization of a next-generation commercial airliner. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. v. 44, p. 1-22, issn: 1678-5878, 2022.
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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO D ; VACA-RIOS, JOHN J ; DIAZ-MOLINA, ANNY I ; AMAYA-OSPINA, MARÍA A ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN D ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Design and aerodynamic evaluation of a medium short takeoff and landing tactical transport aircraft. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART G-JOURNAL OF AEROSPACE ENGINEERING. v. 236, p. 825-841, issn: 0954-4100, 2022.
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- GARCIA-RIBEIRO, DANIEL ; FLORES-MEZARINA, JUAN A. ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO D. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNAN D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Parametric CFD analysis of the taper ratio effects of a winglet on the performance of a Horizontal Axis Wind Turbine. SUSTAINABLE ENERGY TECHNOLOGIES AND ASSESSMENTS AN INTERNATIONAL JOURNAL. v. 47, p. 101489, issn: 2213-1388, 2021.
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- MONTERO, F. P. ; TIBADUIZA, D. ; ARREDONDO, M. A. T. ; VARON, M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Editorial. International Journal of Distributed Sensor Networks. v. 16, p. 155014772096327, issn: 1550-1477, 2020.
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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; ABDALLA, ALVARO MARTINS ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Integration assessment of conceptual design and intake aerodynamics of a non-conventional air-to-ground fighter aircraft. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 86, p. 497-519, issn: 1270-9638, 2019.
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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; DÍAZ-VÁZQUEZ, GUILLERMO ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Conceptual design and CFD analysis of a new prototype of agricultural aircraft. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 80, p. 156-176, issn: 1270-9638, 2018.
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- WHITE, P. ; VACA-RIOS, J. ; VILLALBA, J. ; MARTINEZ, D. ; PARDO, G. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Redesign of an experimental Unmanned Aerial Vehicle (UAV) for its conversion into an operational laboratory platform. INTERNATIONAL JOURNAL OF APPLIED ENGINEERING RESEARCH. v. 13, p. 16438-16446, issn: 0973-4562, 2018.
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- BRAVO, P. ; BOLIVAR, L. B. ; GIRALDO, D. A.. Aerodynamic design analysis of a UAV for superficial research of volcanic environments. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. p. 600-614, issn: 1270-9638, 2017.
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- PEDRAZA BETANCOURTH, NELSON JAVIER ; PARRA VILLAMARIN, JULIO ENOC ; VACA RIOS, JOHN JAIRO ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Design and Manufacture of a Solar-Powered Unmanned Aerial Vehicle for Civilian Surveillance Missions. Journal of Aerospace Technology and Management (Online). v. 8, p. 385-396, issn: 2175-9146, 2016.
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- GOMEZ, S. ; MURCIA, J. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Finite Difference Method for Modelling Internal Pressure in a Solid Rocket Motor. International Journal of Mechanical Engineering and Automation. v. 2, p. 365-369, issn: 2333-9179, 2015.
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- Livros publicados/organizados ou edições (0)
- Capítulos de livros publicados (1)
- Cárdenas R., César A. ; Grisales, Víctor Hugo ; Collazos Morales, Carlos Andrés ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; Ariza-Colpas, Paola ; Caputo-Llanos, Roger. Quadrotor Modeling and a PID Control Approach. Lecture Notes in Computer Science. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2020.p. 281-291.
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- Textos em jornais de notícias/revistas (0)
- Trabalhos completos publicados em anais de congressos (26)
- Pedro David Bravo Mosquera ; EGUEA, JOÃO PAULO ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; CATALANO, FERNANDO M.. EXPERIMENTAL INVESTIGATION OF A NEXT-GENERATION AIRLINER WITH BOUNDARY LAYER INGESTION. Em: 33rd International Council of the Aeronautical Sciences, 2022.
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- GARCIA, A. C. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Efetios Aeroacústicos do Bordo de Atque Serrilhado no Estator de uma Bancada 'Rig -Fan'. Em: Simpósio de Posgraduação em Engenharia Mecânica, 2022.
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- FLOREZ, JUAN ; BRAVO MOSQUERA, PEDRO D. ; GARCIA RIBEIRO, DANIEL ; CERÓN MUNOZ, HERNÁN DARIO ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Performance effects of winglets with leading edge protuberances on a rectangular wing. Em: AIAA Scitech 2021 Forum, 2021.
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- GARZON-HERNANDEZ, B. S. ; MURILLO-CASTELLANOS, J. Y. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VACA RIOS, JOHN JAIRO. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. Em: X Congreso Internacional de Ingeniería Mecánica, 2021.
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- FLORES MEZARINA, JUAN ; GARCIA, ANDRESSA ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Performance of the NREL Phase VI wind turbine blades with Wavy Leading Edge projected proportional to the blade local chord. Em: 26th International Congress of Mechanical Engineering, 2021.
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- RIBEIRO, D. G. ; MOSQUERA-BRAVO, P. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Heat transfer effects on aerodynamic performance of a S809 airfoil for wind turbine application. Em: AIAA Propulsion and Energy 2019 Forum, 2019.
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- MOSQUERA-BRAVO, P. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, F. M.. Design and computational analysis of a closed non-planar wing aircraft coupled to a boundary layer ingestion propulsion system. Em: AIAA Propulsion and Energy 2019 Forum, 2019.
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- FLORES MEZARINA, JUAN ; GARCIA RIBEIRO, DANIEL ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. AERODYNAMIC EFFECTS OF ASYMMETRICAL LEADING EDGE PROTUBERANCES ON A RECTANGULAR WING. Em: 25th International Congress of Mechanical Engineering, 2019.
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- GARCIA RIBEIRO, DANIEL ; FLORES MEZARINA, JUAN ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VACA-RIOS, JOHN JAIRO. Side Force Coefficient Evaluation of a Commercial Bus with Vortex Generators. Em: 25th International Congress of Mechanical Engineering, 2019.
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- MOSQUERA-BRAVO, P. ; ABDALLA, A. M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; M. F. Catalano. Publication Preview Source DESIGN AND PERFORMANCE ASSESSMENT OF AN INVERTED RECTANGULAR DORSAL INTAKE FOR MILITARY AVIATION. Em: International Council of the Aeronautical Science, 2018.
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- MOSQUERA-BRAVO, P. ; BOTERO-BOLIVAR, L. ; ACEVEDO-GIRALDO, D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; M. F. Catalano. EXPERIMENTAL AND COMPUTATIONAL ANALYSIS OF A UAV FOR SUPERFICIAL VOLCANO SURVEILLANCE. Em: 31st Congress of the International Council of Aeronautical Sciences, 2018.
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- LANARO, ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Caracterização de sensores digitais de pressão diferencial de baixo custo e sua implementação conceitual em um sistema de aquisição de dados manométricos. Em: Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP (SiPGEM/EESC-USP), 2018.
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- RIBEIRO, D. G. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; MOSQUERA-BRAVO, P.. Aerodynamic Heating Effect on Roughness, Aerodynamic Coefficients and Power Output of Aerogenerators - a Discussion. Em: 17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2018.
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- SARMIENTO, T. O. ; GOMEZ-RIVERA, W. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. COMPARISON OF CFD SIMULATION TOOLS IN THE STUDY OF VORTEX EFFECT ON WIND ROTOR BLADE TIP. Em: IX Congreso Latinoamericano de Ingeniería Mecánica (COLIM 2018), 2018.
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- PARRA-PENUECA, H. ; GOMEZ-RIVERA, W. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. AERODYNAMIC EVALUATION WITH CFD OF TIP DEVICES IN BLADE FOR WIND TURBINE. Em: IX Congreso Latinoamericano de Ingeniería Mecánica (COLIM 2018), 2018.
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- ACEVEDO-GIRALDO, DANIEL ; BOTERO-BOLIVAR, LAURA ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, FERNANDO. EXPERIMENTAL ASSESMENT OF A LOW REYNOLDS NUMBER VEHICLE. Em: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.
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- CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN; RAFAEL MAIA, ANA CAROLINA. A low computational cost analysis for a vertical axis wind turbine according to MSTM. Em: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.
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- MAIA, A. C. R. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Análise bibliométrica de turbinas eólicas de eixo vertical. Em: Simpósio de Iniciação Científica da Semana da Engenharia Mecânica (SEMEC), 2017.
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- ANAYA, M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VITOLA, J. ; TIBADUIZA, D. ; POZO, F.. Damage classification based on machine learning applications for an unmanned aerial vehicle. Em: The 11th International Workshop on Structural Health Monitoring, 2017.
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- MOSQUERA-BRAVO, P. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, F. M.. ANALYTICAL AND NUMERICAL DESIGN OF A MIXED-COMPRESSION AIR INTAKE FOR A SUPERSONIC FIGHTER AIRCRAFT. Em: 1oSiPGEM ? 1oSimpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaEscola de Engenharia de São Carlos ? Universidade de São Paulo, 2016.
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- Pedro David Bravo Mosquera ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; ÁLVARO MARTINS ABDALLA ; Fernando M. Catalano. CONCEPTUAL AND AERODYNAMIC DESIGN OF A UAV FOR SUPERFICIAL VOLCANO MONITORING. Em: 30 th Congress of the International Council of Aeronautical Science, 2016.
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- MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; David Diaz Izquierdo ; Pedro David Bravo Mosquera ; Fernando M. Catalano ; SANTANA, L. D.. EXPERIMENTAL ANALYSES OF DROOP, WINGTIPS AND FENCES ON A BWB MODEL. Em: 30th Congress ot International Council of the Aeronautical Science, 2016.
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- Pedro David Bravo Mosquera ; ÁLVARO MARTINS ABDALLA ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; Fernando M. Catalano. Aerodynamic Analysis of the Influence of Canopy Shape in the Supersonic Dorsal Intake Design. Em: Aerospace Technology Congress, 2016.
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- CATALANO, F. M. ; ABDALLA, A. M. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; MUNJULURY, R. C.. Experimental Aerodynamic Analysis of a Fighter Aircraft with a Canard, Forward Swept Wing and Dorsal Intake operating at high incidences. Em: AEROSPACE TECHNOLOGY 2016, 2016.
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- MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; David Diaz Izquierdo ; Pedro David Bravo Mosquera ; Fernando M. Catalano. Wind Tunnel Experiments of Winglet, C-wing and Fences coupled to a ?Blended Wing Body? Model. Em: Aerospace Techonogy congress 2016 Swedish Technology in a Globalised World, 2016.
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- LOPEZ-SALAS, C. N. ; GOMEZ-RIVERA, W. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. ANÁLISIS COMPUTACIONAL DE LA INFLUENCIA DE LA SUCCIÓN DE CAPA LÍMITE SOBRE EL COMPORTAMIENTO AERODINÁMICO DE GENERADORES DE VÓRTICE FIJOS EN PERFIL NREL-S809. Em: 12º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERÍA MECANICA, 2015.
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- Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
- Resumos publicados em anais de congressos (0)
- Artigos aceitos para publicação (1)
- RIBEIRO, D. G. ; MALATESTA, V. ; MOURA, R. C. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Assessment of RANS-type turbulence models for CFD simulations of horizontal axis wind turbines at moderate Reynolds numbers. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. 2024.
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- Apresentações de trabalho (3)
- HERNANDEZ, B. S. G. ; CASTELLANOS, J. Y. M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VACA RIOS, JOHN JAIRO. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso
- Aerodinâmica. 2012. 0. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
- Conferencia para los estudiantes y docentes del programa de Ingeniería Aeronáutica, relacionada com las lineas de investigación que adelanta la Escuela de Ingeniería de São Carlos. 2011. 0. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
- Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
- Programas de computador com registro de patente (0)
- Programas de computador sem registro de patente (0)
- Produtos tecnológicos (1)
- Projeto, construção e manutenção de uma máquina serigráfica semi-automática. 2000. 0.
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- Processos ou técnicas (0)
- Trabalhos técnicos (1)
- Estudio Experimental de un Aeromodelo con Bajo Número de Reynolds y Alta Sustentación. 2001. 0.
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- Demais tipos de produção técnica (5)
- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; Curso para estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Santo Tomás-Colômbia. 2019. 0. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; Aeronáutica Básica. 2019. Curso de curta duração ministrado/Especialização
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- CÉRON-MUÑOZ, H. D.; SIERRA, A. F. ; CHEN, J.. Diseño y simulación de pequeñas turbinas eólicas y turbinas de agua hidrocinética. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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- Instrucción de cátedra a los docentes en el área de aerodinámica. 2012. . 0.
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- "Método de paneles bidimensionales y tridimensionales en aerodinámica subsónica imcompresible. 2012. . 0.
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Produção artística
- Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
- Supervisão de pós-doutorado (0)
- Tese de doutorado (4)
- Andressa Caroline Rodrigues Garcia. Optimização de bodors serilhados para estator. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . Início: 2023.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Victor Stafy Megda Rosa. Voo em formação de VANT's com desvio de obstáculos. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - John Jairo Vaca Rios. Aerodynamic bumb effect in a supersonic intake performance. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Juan Antonio Flores Mezarina. Parametric Analysis of Wavy Leading Edge. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Dissertação de mestrado (1)
- Rolando Guzmán Bohórquez. Waverider's Surface Parametric Analysis applied a Hypersonic Vehicle through Computational Fluid Dynamics. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
- Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
- Iniciação científica (3)
- Wellington Santos Ferreira. Veículo Aéreo Não Tripulado para Voos de Longa Duração: Ensaio de Modelos em Túnel de Vento. . Início: 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Felipe Ricardo de Araujo Fulan. WIND TUNNEL TESTS ON SCALE TRUCK. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Renan Sakai Moron. Análise numérica de baixo custo para instalação de Helice na ponta de asa retangular. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Embraer S.A. Início: 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Orientações de outra natureza (1)
- Camila de Andrade Caceres. Análise da grade curricular do curso de Engenharia Aeronáutica da EESC - USP. Orientação de outra natureza. Escola de Engenharia de São Carlos USP. (USP) Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
Supervisões e orientações concluídas
- Supervisão de pós-doutorado (0)
- Tese de doutorado (0)
- Dissertação de mestrado (5)
- Andressa Caroline Rodrigues Garcia. Efeitos aeroacústicos do bordo de ataque serrilhado (WLE) no estator SDT de uma bancada ?Rig-Fan?. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Lucca Real Bispo Lanaro. Engenharia de custos e otimização de projeto de hidroaviões: um estudo de caso de um sistema de transporte para a Bacia Amazônica. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Juan Antonio Flores Mezarina. Effect of Asymmetrical Wavy Leading Edge on Horizontal Axis Wind Turbines Performance. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Willian Caruso de Brito. A Proposed Framework for Minimum Energy Consumption in Electric VTOL Aircrafts. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Daniel Garcia Ribeiro. Análise paramétrica da geometria de winglets na eficiência aerodinâmica para uma pá de gerador eólico de eixo horizontal. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (4)
- Anelize Terroni Teixeira. Desenvolvimento de uma rotina computacional utilizando a plataforma Arduíno para obtenção de rotação e torque em motores brushless para aplicação em aeronaves não convencionais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Sistemas Aeronáuticos) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Fabio Luis Gallo. Projeto de um sistema para posicionamento e movimentação em modelo/asa para túnel de vento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Sistemas Aeronáuticos) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Fernanda do Nascimento Monteiro. Sistema embarcado primário para sincronização de velocidade de múltiplos motores com aplicação para aeronaves com sistema propulsivo distribuído. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Sistemas Aeronáuticos) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Mariany Aline Antunes. Height measurement in indoor environment using low cost barometric sensor. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Sistemas Aeronáuticos) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Trabalho de conclusão de curso de graduação (7)
- Pedro Angelo Vaz de Carvalho. intitulado Histórico, Princípios de Funcionamento e Projeto Preliminar de um Propulsor de Plasma Pulsado para um CubeSat 6U.. (Graduação em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Fellipe Kunioshi de Sena Nakamura. Determinação da geometria do difusor supersônico dointakedorsal de uma aeronave caça bombardeiro. (Graduação em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Luan Kevin Ferreira Monquelat Bermude. Windowless planes: uma visão económica, estrutural e psicológica da substituição de janelas por telas em aeronaves comerciais. (Graduação em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Claudia Fernanda Cañon. Experimental study of a piezoelectric energy device under vortex-induced vibration.. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Santo Tomás de Aquino, . 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Juan Sebastian Pinto Delgado. Structural design of the wing for URCUNINA (UAV). (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Santo Tomás de Aquino, . 2018.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Ana Carolina Rafael Maia. Uma análise computacional de baixo custo para uma turbina eólica de eixo vertical. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. 2017.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Guillermo Diaz Vazquez. Análise Aerodinâmica de Dispositivos de Ponta de Asa para uma Aeronave Agricola. (Graduação em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. 2016.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Iniciação científica (11)
- Lucas Pelizzari Raymundo. Validação experimental de hélice para instalação em ponta de asa retangular. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Embraer S.A. 2022.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Felipe Ricardo de Araujo Fulan. m estudo progressivo da efetividade do bordo de ataque ondulado em diversos aerofólios-Continuação. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Caique do Nascimento Santos. A Estrutura da Bancada do Dinamômetro da Equipe de Baja. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Caio Wingeter de Castilho. AERODYNAMIC ANALYSIS OF A FOREBODY-INTEGRATED BUMP INLET WITH AN S-DUCT. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Samuel Marinheiro de Souza Melo. Análise experimental do sistema de ingestão de camada limite em uma nova configuração de aeronave de transporte. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Felipe Ricardo de Araujo Fulan. Um estudo progressivo da efetividade do bordo de ataque ondulado em diversos aerofólios. (Graduando em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, (USP) Universidade de São Paulo. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Thiago Thadeu da Silva Abrantes. ESTUDO DO COMPORTAMENTO AERODINÂMICO DE UMA WINGLET COM BORDO DE ATAQUE ONDULADO. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Luiz Guilherme Ermacora Burato. Estudo e Otimização Aerodinâmica de Cascos de Hidroaviões. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Andre Cavalcante dos Santos. PROJETO E ANALISE AERODINÂMICO DE UM ROTOR BIO-INSPIRADO. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Matheus Edson Pereira. PROJETO AERODINÂMICO DE UM DIFUSOR ANULAR PARA TURBINA EÓLICA. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2018.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Caio Amancio Cristovão Martins. Influência da flexibilidade estrutural nos coeficientes aerodinâmicos de uma asa: uma abordagem experimental. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
- Total de projetos de pesquisa (6)
- 2021-Atual. Emissao de gases de efeito estufa na Amazonia e sistema de analise de dados e servicos
Descrição: eterminar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
Descrição: Determinar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Augusto de Paula Caurin - Coordenador / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
Membro: Glauco Augusto de Paula Caurin.- 2021-Atual. Emissao de gases de efeito estufa na Amazonia e sistema de analise de dados e servicos
Descrição: eterminar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2019-Atual. Projeto PROCAD-DEFESA 2019 - Desenvolvimentos Nacionais em Propulsao Hipersonica Aspirada com Foco no Acesso ao Espaco e Defesa
Descrição: No cenário internacional, ensaios em voo de veículos hipersônicos para o desenvolvimento da tecnologia e de armamentos foram realizados por EUA, China, Rússia, Índia, Austrália, e CE [1]-[16]. Limitações ao acesso tecnológico na área já são discutidas [17] e a extensão das limitações impostas será determinada pelas Nações que demonstrarem possuir domínio significativo da tecnologia durante as discussões dos tratados multilaterais. O Brasil é um dos poucos países, e o único na América do Sul e Central, que investem em PDI em combustão supersônica ("scramjet") para aplicações aeroespaciais. O COMAER mantém compromisso com o desenvolvimento dessa tecnologia estratégica desde 2008, com o financiamento do projeto Propulsão Hipersônica 14-X - PROPHIPER, executado pelo IEAV. A competência do IEAv nesta área é reconhecida internacionalmente. Esta proposta busca contribuir para a área, com foco principal em propulsão hipersônica a ar aspirado e está associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Propulsão Hipersônica a Ar Aspirado, INCT PRO-HYPER, aprovado no mérito em 2017. As instituições coparticipes também estão associadas ao INCT PRO-HYPER. Um dos objetivos do INCT é consonante com o estipulado no Edital PROCAD-Defesa: envolvimento de instituições de pesquisa militares e civis e Universidades em um assunto atual e de fundamental importância para que o Brasil possa ocupar uma posição de destaque no tema, com direito a discutir as questões associadas aos tratados de não proliferação. O número de pesquisadores atuando em áreas de interesse do setor aeroespacial, envolvendo Espaço e Defesa, é pequeno, fato conhecido e expresso no PNPD-2011-2020. O setor Espacial contava em 2011 com apenas 3400 técnicos (engenheiros, cientistas e outros profissionais de nível superior), e indicava uma carência imediata de 2000 especialistas. A carência aumenta desde 2011. A situação é ainda mais grave quando consideramos que o número de especialistas na área de hipersônica é da ordem de duas a três dezenas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Paulo Greco Jr - Integrante / Angelo Passaro - Coordenador.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2018-2018. ESTUDIO EXPERIMENTAL Y NUMERICO DE VORTICES GENERADOS EN CORRIENTES DE FLUIDOS PARA GENERACION DE ENERGIA.
Descrição: Devido ao aumento da população e do desenvolvimento tecnológico, a demanda por energia aumentou consideravelmente. Portanto, é importante desenvolver uma geração de energia alternativa que possa atender a essa necessidade, mas sem causar danos ambientais associados ao uso de combustíveis fósseis. Neste sentido, e considerando que a energia aproveitada do dos ventos e correntes hidricas não têm tanto impacto ambiental, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento de dispositivos que aproveitam esta energia, mas não com turbinas, mas por dispositivos que usam a vibração gerada pelos vórtices (VIV) causada por elementos imesos nos escoamentos. Prendende-se desenvolver um modelo numérico acoplado que descreva o comportamento físico do fenômeno, construção de um dispositivo ou protótipo e finalmente determinação da viabilidade de geração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Adriana Fernanadn Sierra - Coordenador. Financiador(es): Universidade Santo Tomas - Outra.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2016-2018. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vortice en punta de aspa de rotor eolico.
Descrição: La generacion de energia mediante turbinas eolicas se ha incrementado en los ultimos anos, actualmente se hace necesario el desarrollo de nuevos disenos y la optimizacion de los mismos, con turbinas eolicas que funcionen en un rango mayor de condiciones de trabajo y hagan uso maximo del comportamiento y propiedades del fluido. El flujo de aire a traves del rotor de la turbina genera un comportamiento aerodinamico que depende principalmente del perfil del aspa. El analisis del comportamiento aerodinamico permite determinar nuevas formas de aprovechar los efectos generados por el fluido sobre el aspa con el fin de mejorar la eficiencia y obtener una mayor cantidad de energia al minimo costo posible. Se ha observado que el aire fluyendo a traves de las aspas de la turbina genera vortices debido a la diferencia de presion entre el intrados y el extrados, efecto que puede ser aprovechado ubicando en la parte posterior de la punta del aspa una micro turbina que utilize este flujo de aire adicionando al viento del entorno para generar la energia necesaria para suplir las necesidades de un sistema de succión con el que contaria cada aspa del rotor principal. El objetivo de este proyecto es analizar y modelar el comportamiento del fluido sobre el rotor principal determinando asi la forma y posicion optima de la microturbina, asi mismo estudiar el comportamiento del fluido sobre la misma y los efectos conjuntos del movimiento rotacional del rotor principal, los vortices producidos por la punta del aspa y el flujo de aire en el lugar de trabajo determinando con ello el mejor diseño que alcance la mayor eficiencia posible. Asi mismo se pretende modelar y estudiar el comportamiento aerodinamico del sistema completo considerando la rotacion de las aspas, la velocidad de punta de pala y el fenomeno de estela tanto de la turbina principal como de la microturbina y establecer la influencia de la microturbina en el comportamiento aerodinámico del rotor principal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA - Cooperação.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2015-2016. Control de la separacion en aspas de turbinas eolicas utilizando succion de la capa limite.
Descrição: Las turbinas ólicas pueden transformar la energía cinética del viento en energía mecánica en el eje y finalmente enenergía eléctrica en el generador. La rotación del eje es producida por las fuerzas aerodinámicas que actuan sobre las aspas conforme el viento pasa através del rotor. Incrementar la componente de sustentación de dichas fuerzas aerodinámicas, permite que la turbina pueda alcanzar valores más cercanos a la potencia nominal para velocidades del viento bajas o usar aspas más finas. Además de lo anterior, disminuyendo la componente de arrastro, es posible alcanzar momentos de flexión menores en la base del aspa, lo que permite la reducción del material requerido para resistir los esfuerzos generados. El costo de las aspas de la turbina representa entre el 10 y el 15% del costo total del sistema. Sinembargo, el proyecto de una nueva aspa puede tener un efecto de bola de nieve en el costo de los otros componentes de la turbina. En este sentido, el aumento del espesor de los perfiles aerodinámicos puede ayudar en la disminución de la masa. Sinembargo ello puede afectar el desempeño aerodinámico del aspa. De tal forma, en este trabajo se tiene como objetivo el estudio de la succión de la capa límite aplicada a un perfil, con miras a mantener la eficiencia aerodinámica nominal a bajos números de Reynolds. Pretendiendo también disminuir el efecto de la separación de la capa límite a grandes ángulos de ataque. La succión es usada para controlar la capa límite. De este modo es posible retrasar la entrada en perdida de sustentación (stall) a grandes ángulos de ataque e incrementar la capacidad de sustentación del perfil. La transición hacia una capal ímite turbulenta también es desplazada en la dirección del flujo. De este modo el arrastro de fricción es reducido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): Universidad Militar Nueva Granada - Cooperação.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
Prêmios e títulos
Participação em eventos
- Total de participação em eventos (6)
- X Congreso Internacional de Ingeniería Mecánica, Mecatrónica y Automatización CIMM 2021. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. 2021. (Congresso).
- PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL DE DESARROLLO SOSTENIBLE ?HACIA LA CONSTRUCCIÓN DEL DESARROLLO SOSTENIBLE? Breve descrição:. Efectos Aerodinámicos de dispositivos pasivos para bordes de ataque en punta de palas para eneradores eólicos. 2020. (Congresso).
- 7o. Seminário Internacional de Engenharia Mecatrônica na Universidade Militar Nueva Granada.Fundamentos das ciências aeronáuticas para estudantes de engenharia mecatrônica. 2019. (Seminário).
- CIMM2017 VIII Congreso Internacional de Ingenierias Mecánica y Mectrónica y VI de Materiales, Energia y Medio Ambiente Período da atividade: 26/04/2017 à 28/04/2017. Aerodinámica Aplicada, Técnicas experimentales en túnel de viento. 2017. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vórtice en punta de aspa de un rotor eólico. 2017. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Vehículos aéreos no tripulados. 2017. (Congresso).
Organização de eventos
- Total de organização de eventos (0)
Data de processamento: 20/10/2023 15:10:34