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Produção do Corpo Docente

Hernan Dario Ceron-Munoz

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidad Nacional de Colombia (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2004) e doutorado em Engenharia mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2009). Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aerodinâmica Experimenal, atuando principalmente nos seguintes temas: multi-winglets, tip-sails, induced drag, bwb e blended wing body. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4688351897395596 (26/09/2023)
  • Rótulo/Grupo: AER
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador São Carlense, 400. Laboratorio de Aeronabes, NPA. Centro 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33739430 URL da Homepage: http://www.eesc.usp.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2021-Atual. Emissao de gases de efeito estufa na Amazonia e sistema de analise de dados e servicos
      Descrição: eterminar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
      Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
      Descrição: Determinar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Augusto de Paula Caurin - Coordenador / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
      Membro: Glauco Augusto de Paula Caurin.
    2. 2021-Atual. Emissao de gases de efeito estufa na Amazonia e sistema de analise de dados e servicos
      Descrição: eterminar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
      Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
    3. 2019-Atual. Projeto PROCAD-DEFESA 2019 - Desenvolvimentos Nacionais em Propulsao Hipersonica Aspirada com Foco no Acesso ao Espaco e Defesa
      Descrição: No cenário internacional, ensaios em voo de veículos hipersônicos para o desenvolvimento da tecnologia e de armamentos foram realizados por EUA, China, Rússia, Índia, Austrália, e CE [1]-[16]. Limitações ao acesso tecnológico na área já são discutidas [17] e a extensão das limitações impostas será determinada pelas Nações que demonstrarem possuir domínio significativo da tecnologia durante as discussões dos tratados multilaterais. O Brasil é um dos poucos países, e o único na América do Sul e Central, que investem em PDI em combustão supersônica ("scramjet") para aplicações aeroespaciais. O COMAER mantém compromisso com o desenvolvimento dessa tecnologia estratégica desde 2008, com o financiamento do projeto Propulsão Hipersônica 14-X - PROPHIPER, executado pelo IEAV. A competência do IEAv nesta área é reconhecida internacionalmente. Esta proposta busca contribuir para a área, com foco principal em propulsão hipersônica a ar aspirado e está associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Propulsão Hipersônica a Ar Aspirado, INCT PRO-HYPER, aprovado no mérito em 2017. As instituições coparticipes também estão associadas ao INCT PRO-HYPER. Um dos objetivos do INCT é consonante com o estipulado no Edital PROCAD-Defesa: envolvimento de instituições de pesquisa militares e civis e Universidades em um assunto atual e de fundamental importância para que o Brasil possa ocupar uma posição de destaque no tema, com direito a discutir as questões associadas aos tratados de não proliferação. O número de pesquisadores atuando em áreas de interesse do setor aeroespacial, envolvendo Espaço e Defesa, é pequeno, fato conhecido e expresso no PNPD-2011-2020. O setor Espacial contava em 2011 com apenas 3400 técnicos (engenheiros, cientistas e outros profissionais de nível superior), e indicava uma carência imediata de 2000 especialistas. A carência aumenta desde 2011. A situação é ainda mais grave quando consideramos que o número de especialistas na área de hipersônica é da ordem de duas a três dezenas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Paulo Greco Jr - Integrante / Angelo Passaro - Coordenador.
      Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
    4. 2018-2018. ESTUDIO EXPERIMENTAL Y NUMERICO DE VORTICES GENERADOS EN CORRIENTES DE FLUIDOS PARA GENERACION DE ENERGIA.
      Descrição: Devido ao aumento da população e do desenvolvimento tecnológico, a demanda por energia aumentou consideravelmente. Portanto, é importante desenvolver uma geração de energia alternativa que possa atender a essa necessidade, mas sem causar danos ambientais associados ao uso de combustíveis fósseis. Neste sentido, e considerando que a energia aproveitada do dos ventos e correntes hidricas não têm tanto impacto ambiental, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento de dispositivos que aproveitam esta energia, mas não com turbinas, mas por dispositivos que usam a vibração gerada pelos vórtices (VIV) causada por elementos imesos nos escoamentos. Prendende-se desenvolver um modelo numérico acoplado que descreva o comportamento físico do fenômeno, construção de um dispositivo ou protótipo e finalmente determinação da viabilidade de geração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Adriana Fernanadn Sierra - Coordenador. Financiador(es): Universidade Santo Tomas - Outra.
      Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
    5. 2016-2018. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vortice en punta de aspa de rotor eolico.
      Descrição: La generacion de energia mediante turbinas eolicas se ha incrementado en los ultimos anos, actualmente se hace necesario el desarrollo de nuevos disenos y la optimizacion de los mismos, con turbinas eolicas que funcionen en un rango mayor de condiciones de trabajo y hagan uso maximo del comportamiento y propiedades del fluido. El flujo de aire a traves del rotor de la turbina genera un comportamiento aerodinamico que depende principalmente del perfil del aspa. El analisis del comportamiento aerodinamico permite determinar nuevas formas de aprovechar los efectos generados por el fluido sobre el aspa con el fin de mejorar la eficiencia y obtener una mayor cantidad de energia al minimo costo posible. Se ha observado que el aire fluyendo a traves de las aspas de la turbina genera vortices debido a la diferencia de presion entre el intrados y el extrados, efecto que puede ser aprovechado ubicando en la parte posterior de la punta del aspa una micro turbina que utilize este flujo de aire adicionando al viento del entorno para generar la energia necesaria para suplir las necesidades de un sistema de succión con el que contaria cada aspa del rotor principal. El objetivo de este proyecto es analizar y modelar el comportamiento del fluido sobre el rotor principal determinando asi la forma y posicion optima de la microturbina, asi mismo estudiar el comportamiento del fluido sobre la misma y los efectos conjuntos del movimiento rotacional del rotor principal, los vortices producidos por la punta del aspa y el flujo de aire en el lugar de trabajo determinando con ello el mejor diseño que alcance la mayor eficiencia posible. Asi mismo se pretende modelar y estudiar el comportamiento aerodinamico del sistema completo considerando la rotacion de las aspas, la velocidad de punta de pala y el fenomeno de estela tanto de la turbina principal como de la microturbina y establecer la influencia de la microturbina en el comportamiento aerodinámico del rotor principal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA - Cooperação.
      Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
    6. 2015-2016. Control de la separacion en aspas de turbinas eolicas utilizando succion de la capa limite.
      Descrição: Las turbinas ólicas pueden transformar la energía cinética del viento en energía mecánica en el eje y finalmente enenergía eléctrica en el generador. La rotación del eje es producida por las fuerzas aerodinámicas que actuan sobre las aspas conforme el viento pasa através del rotor. Incrementar la componente de sustentación de dichas fuerzas aerodinámicas, permite que la turbina pueda alcanzar valores más cercanos a la potencia nominal para velocidades del viento bajas o usar aspas más finas. Además de lo anterior, disminuyendo la componente de arrastro, es posible alcanzar momentos de flexión menores en la base del aspa, lo que permite la reducción del material requerido para resistir los esfuerzos generados. El costo de las aspas de la turbina representa entre el 10 y el 15% del costo total del sistema. Sinembargo, el proyecto de una nueva aspa puede tener un efecto de bola de nieve en el costo de los otros componentes de la turbina. En este sentido, el aumento del espesor de los perfiles aerodinámicos puede ayudar en la disminución de la masa. Sinembargo ello puede afectar el desempeño aerodinámico del aspa. De tal forma, en este trabajo se tiene como objetivo el estudio de la succión de la capa límite aplicada a un perfil, con miras a mantener la eficiencia aerodinámica nominal a bajos números de Reynolds. Pretendiendo también disminuir el efecto de la separación de la capa límite a grandes ángulos de ataque. La succión es usada para controlar la capa límite. De este modo es posible retrasar la entrada en perdida de sustentación (stall) a grandes ángulos de ataque e incrementar la capacidad de sustentación del perfil. La transición hacia una capal ímite turbulenta también es desplazada en la dirección del flujo. De este modo el arrastro de fricción es reducido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): Universidad Militar Nueva Granada - Cooperação.
      Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. X Congreso Internacional de Ingeniería Mecánica, Mecatrónica y Automatización CIMM 2021. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. 2021. (Congresso).
    2. PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL DE DESARROLLO SOSTENIBLE ?HACIA LA CONSTRUCCIÓN DEL DESARROLLO SOSTENIBLE? Breve descrição:. Efectos Aerodinámicos de dispositivos pasivos para bordes de ataque en punta de palas para eneradores eólicos. 2020. (Congresso).
    3. 7o. Seminário Internacional de Engenharia Mecatrônica na Universidade Militar Nueva Granada.Fundamentos das ciências aeronáuticas para estudantes de engenharia mecatrônica. 2019. (Seminário).
    4. CIMM2017 VIII Congreso Internacional de Ingenierias Mecánica y Mectrónica y VI de Materiales, Energia y Medio Ambiente Período da atividade: 26/04/2017 à 28/04/2017. Aerodinámica Aplicada, Técnicas experimentales en túnel de viento. 2017. (Congresso).
    5. VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vórtice en punta de aspa de un rotor eólico. 2017. (Congresso).
    6. VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Vehículos aéreos no tripulados. 2017. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)



    Data de processamento: 20/10/2023 15:10:34