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Produção do Corpo Docente

Hernán Darío Cerón-Muñoz

Professor Associado no Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP-EESC). Possui doutorado em Engenharia Mecânica pela EESC-USP e realizou pós-doutorado na Cranfield University, Reino Unido. Especializado em aerodinâmica experimental, com expertise em multi-winglets, redução de arrasto induzido e aplicações aerodinâmicas bioinspiradas. Com ampla experiência docente em aerodinâmica e projeto de aeronaves, ele lidera pesquisas em aerodinâmica de turbinas eólicas, desenvolvimento de UAVs e redução de ruído aeroespacial. Seu trabalho contribui para avanços em engenharia aeronáutica e soluções sustentáveis de energia#8203;. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4688351897395596 (01/04/2025)
  • Rótulo/Grupo: AER
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador São Carlense, 400. Laboratorio de Aeronabes, NPA. Centro 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33739430 URL da Homepage: http://www.eesc.usp.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2021-Atual. Emissão de gases de efeito estufa na Amazônia e sistema de análise de dados e serviços
      Descrição: eterminar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Jose Reinaldo Silva - Integrante / Paulo Artaxo - Coordenador / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante. Financiador(es): Shell Brasil - Matriz - Bolsa.
      Membro: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
      Descrição: Determinar as fontes, sumidouros e processos que controlam as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia, e desenvolver um sistema e serviços baseado na ciência de dados e inteligência artificial para modelagem, análise e visualização destes processos.Projeto em parceria com a empresa Shell. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Jose Reinaldo Silva - Coordenador / Paulo Artaxo - Integrante / Pedro Pizzigatti Correa - Integrante / Luciana Rizzo - Integrante / Alan Calheiros - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Marcos Sales Guerra Tsuzuki - Integrante / Sergio Frascino Almeida - Integrante.
      Membro: Glauco Augusto de Paula Caurin.
    2. 2019-2023. Projeto PROCAD-DEFESA 2019 - Desenvolvimentos Nacionais em Propulsão Hipersônica Aspirada com Foco no Acesso ao Espaço e Defesa
      Descrição: No cenário internacional, ensaios em voo de veículos hipersônicos para o desenvolvimento da tecnologia e de armamentos foram realizados por EUA, China, Rússia, Índia, Austrália, e CE [1]-[16]. Limitações ao acesso tecnológico na área já são discutidas [17] e a extensão das limitações impostas será determinada pelas Nações que demonstrarem possuir domínio significativo da tecnologia durante as discussões dos tratados multilaterais. O Brasil é um dos poucos países, e o único na América do Sul e Central, que investem em PDI em combustão supersônica ("scramjet") para aplicações aeroespaciais. O COMAER mantém compromisso com o desenvolvimento dessa tecnologia estratégica desde 2008, com o financiamento do projeto Propulsão Hipersônica 14-X - PROPHIPER, executado pelo IEAV. A competência do IEAv nesta área é reconhecida internacionalmente. Esta proposta busca contribuir para a área, com foco principal em propulsão hipersônica a ar aspirado e está associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Propulsão Hipersônica a Ar Aspirado, INCT PRO-HYPER, aprovado no mérito em 2017. As instituições coparticipes também estão associadas ao INCT PRO-HYPER. Um dos objetivos do INCT é consonante com o estipulado no Edital PROCAD-Defesa: envolvimento de instituições de pesquisa militares e civis e Universidades em um assunto atual e de fundamental importância para que o Brasil possa ocupar uma posição de destaque no tema, com direito a discutir as questões associadas aos tratados de não proliferação. O número de pesquisadores atuando em áreas de interesse do setor aeroespacial, envolvendo Espaço e Defesa, é pequeno, fato conhecido e expresso no PNPD-2011-2020. O setor Espacial contava em 2011 com apenas 3400 técnicos (engenheiros, cientistas e outros profissionais de nível superior), e indicava uma carência imediata de 2000 especialistas. A carência aumenta desde 2011. A situação é ainda mais grave quando consideramos que o número de especialistas na área de hipersônica é da ordem de duas a três dezenas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Paulo Greco Jr - Integrante / Angelo Passaro - Coordenador.
      Membro: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
    3. 2018-2018. ESTUDIO EXPERIMENTAL Y NUMÉRICO DE VÓRTICES GENERADOS EN CORRIENTES DE FLUIDOS PARA GENERACIÓN DE ENERGÍA.
      Descrição: Devido ao aumento da população e do desenvolvimento tecnológico, a demanda por energia aumentou consideravelmente. Portanto, é importante desenvolver uma geração de energia alternativa que possa atender a essa necessidade, mas sem causar danos ambientais associados ao uso de combustíveis fósseis. Neste sentido, e considerando que a energia aproveitada do dos ventos e correntes hidricas não têm tanto impacto ambiental, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento de dispositivos que aproveitam esta energia, mas não com turbinas, mas por dispositivos que usam a vibração gerada pelos vórtices (VIV) causada por elementos imesos nos escoamentos. Prendende-se desenvolver um modelo numérico acoplado que descreva o comportamento físico do fenômeno, construção de um dispositivo ou protótipo e finalmente determinação da viabilidade de geração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Adriana Fernanadn Sierra - Coordenador. Financiador(es): Universidade Santo Tomas - Outra.
      Membro: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
    4. 2016-2018. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vórtice en punta de aspa de rotor eólico.
      Descrição: La generacion de energia mediante turbinas eolicas se ha incrementado en los ultimos anos, actualmente se hace necesario el desarrollo de nuevos disenos y la optimizacion de los mismos, con turbinas eolicas que funcionen en un rango mayor de condiciones de trabajo y hagan uso maximo del comportamiento y propiedades del fluido. El flujo de aire a traves del rotor de la turbina genera un comportamiento aerodinamico que depende principalmente del perfil del aspa. El analisis del comportamiento aerodinamico permite determinar nuevas formas de aprovechar los efectos generados por el fluido sobre el aspa con el fin de mejorar la eficiencia y obtener una mayor cantidad de energia al minimo costo posible. Se ha observado que el aire fluyendo a traves de las aspas de la turbina genera vortices debido a la diferencia de presion entre el intrados y el extrados, efecto que puede ser aprovechado ubicando en la parte posterior de la punta del aspa una micro turbina que utilize este flujo de aire adicionando al viento del entorno para generar la energia necesaria para suplir las necesidades de un sistema de succión con el que contaria cada aspa del rotor principal. El objetivo de este proyecto es analizar y modelar el comportamiento del fluido sobre el rotor principal determinando asi la forma y posicion optima de la microturbina, asi mismo estudiar el comportamiento del fluido sobre la misma y los efectos conjuntos del movimiento rotacional del rotor principal, los vortices producidos por la punta del aspa y el flujo de aire en el lugar de trabajo determinando con ello el mejor diseño que alcance la mayor eficiencia posible. Asi mismo se pretende modelar y estudiar el comportamiento aerodinamico del sistema completo considerando la rotacion de las aspas, la velocidad de punta de pala y el fenomeno de estela tanto de la turbina principal como de la microturbina y establecer la influencia de la microturbina en el comportamiento aerodinámico del rotor principal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA - Cooperação.
      Membro: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
    5. 2015-2016. Control de la separación en aspas de turbinas eólicas utilizando succión de la capa límite.
      Descrição: Las turbinas ólicas pueden transformar la energía cinética del viento en energía mecánica en el eje y finalmente enenergía eléctrica en el generador. La rotación del eje es producida por las fuerzas aerodinámicas que actuan sobre las aspas conforme el viento pasa através del rotor. Incrementar la componente de sustentación de dichas fuerzas aerodinámicas, permite que la turbina pueda alcanzar valores más cercanos a la potencia nominal para velocidades del viento bajas o usar aspas más finas. Además de lo anterior, disminuyendo la componente de arrastro, es posible alcanzar momentos de flexión menores en la base del aspa, lo que permite la reducción del material requerido para resistir los esfuerzos generados. El costo de las aspas de la turbina representa entre el 10 y el 15% del costo total del sistema. Sinembargo, el proyecto de una nueva aspa puede tener un efecto de bola de nieve en el costo de los otros componentes de la turbina. En este sentido, el aumento del espesor de los perfiles aerodinámicos puede ayudar en la disminución de la masa. Sinembargo ello puede afectar el desempeño aerodinámico del aspa. De tal forma, en este trabajo se tiene como objetivo el estudio de la succión de la capa límite aplicada a un perfil, con miras a mantener la eficiencia aerodinámica nominal a bajos números de Reynolds. Pretendiendo también disminuir el efecto de la separación de la capa límite a grandes ángulos de ataque. La succión es usada para controlar la capa límite. De este modo es posible retrasar la entrada en perdida de sustentación (stall) a grandes ángulos de ataque e incrementar la capacidad de sustentación del perfil. La transición hacia una capal ímite turbulenta también es desplazada en la dirección del flujo. De este modo el arrastro de fricción es reducido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): Universidad Militar Nueva Granada - Cooperação.
      Membro: Hernán Darío Cerón-Muñoz.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. X Congreso Internacional de Ingeniería Mecánica, Mecatrónica y Automatización CIMM 2021. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. 2021. (Congresso).
    2. PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL DE DESARROLLO SOSTENIBLE ?HACIA LA CONSTRUCCIÓN DEL DESARROLLO SOSTENIBLE? Breve descrição:. Efectos Aerodinámicos de dispositivos pasivos para bordes de ataque en punta de palas para eneradores eólicos. 2020. (Congresso).
    3. 7o. Seminário Internacional de Engenharia Mecatrônica na Universidade Militar Nueva Granada.Fundamentos das ciências aeronáuticas para estudantes de engenharia mecatrônica. 2019. (Seminário).
    4. CIMM2017 VIII Congreso Internacional de Ingenierias Mecánica y Mectrónica y VI de Materiales, Energia y Medio Ambiente Período da atividade: 26/04/2017 à 28/04/2017. Aerodinámica Aplicada, Técnicas experimentales en túnel de viento. 2017. (Congresso).
    5. VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vórtice en punta de aspa de un rotor eólico. 2017. (Congresso).
    6. VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Vehículos aéreos no tripulados. 2017. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Hernán Darío Cerón-Muñoz ⇔ Fernando Martini Catalano (12.0)
        1. BRAVO-MOSQUERA, PEDRO D. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN D. ; CATALANO, FERNANDO M.. Potential Propulsive and Aerodynamic Benefits of a New Aircraft Concept: A Low-Speed Experimental Study. Aerospace. v. 10, p. 651-677, issn: 2226-4310, 2023.
        2. BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; CATALANO, FERNANDO MARTINI. Design, aerodynamic analysis and optimization of a next-generation commercial airliner. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. v. 44, p. 1-22, issn: 1678-5878, 2022.
        3. BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; ABDALLA, ALVARO MARTINS ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Integration assessment of conceptual design and intake aerodynamics of a non-conventional air-to-ground fighter aircraft. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 86, p. 497-519, issn: 1270-9638, 2019.
        4. BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; DÍAZ-VÁZQUEZ, GUILLERMO ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Conceptual design and CFD analysis of a new prototype of agricultural aircraft. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 80, p. 156-176, issn: 1270-9638, 2018.
        5. Pedro David Bravo Mosquera ; EGUEA, JOÃO PAULO ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; CATALANO, FERNANDO M.. Experimental Investigation Of A Next-Generation Airliner With Boundary Layer Ingestion. Em: 33rd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2022.
        6. BRAVO MOSQUERA, PEDRO D. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNAN D. ; CATALANO, FERNANDO. Design and computational analysis of a closed non-planar wing aircraft coupled to a boundary layer ingestion propulsion system. Em: AIAA Propulsion and Energy 2019 Forum, 2019.
        7. Pedro David Bravo Mosquera ; BOTERO, LAURA ; ACEVEDO, DANIEL ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. EXPERIMENTAL AND COMPUTATIONAL ANALYSIS OF A UAV FOR SUPERFICIAL VOLCANO SURVEILLANCE. Em: 31st Congress of the International Council of Aeronautical Sciences, 2018.
        8. ACEVEDO-GIRALDO, DANIEL ; BOTERO-BOLIVAR, LAURA ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN ; CATALANO, FERNANDO. EXPERIMENTAL ASSESMENT OF A LOW REYNOLDS NUMBER VEHICLE. Em: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.
        9. MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; David Diaz Izquierdo ; Pedro David Bravo Mosquera ; Fernando M. Catalano. Wind Tunnel Experiments of Winglet, C-wing and Fences coupled to a ?Blended Wing Body? Model. Em: Aerospace Techonogy congress 2016 Swedish Technology in a Globalised World, 2016.
        10. Pedro David Bravo Mosquera ; ÁLVARO MARTINS ABDALLA ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; Fernando M. Catalano. Aerodynamic Analysis of the Influence of Canopy Shape in the Supersonic Dorsal Intake Design. Em: Aerospace Technology Congress, 2016.
        11. MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; David Diaz Izquierdo ; Pedro David Bravo Mosquera ; Fernando M. Catalano ; SANTANA, L. D.. EXPERIMENTAL ANALYSES OF DROOP, WINGTIPS AND FENCES ON A BWB MODEL. Em: 30th Congress ot International Council of the Aeronautical Science, 2016.
        12. Pedro David Bravo Mosquera ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; ÁLVARO MARTINS ABDALLA ; Fernando M. Catalano. CONCEPTUAL AND AERODYNAMIC DESIGN OF A UAV FOR SUPERFICIAL VOLCANO MONITORING. Em: 30 th Congress of the International Council of Aeronautical Science, 2016.

      • Hernán Darío Cerón-Muñoz ⇔ João Paulo Eguea (1.0)
        1. Pedro David Bravo Mosquera ; EGUEA, JOÃO PAULO ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; CATALANO, FERNANDO M.. Experimental Investigation Of A Next-Generation Airliner With Boundary Layer Ingestion. Em: 33rd Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2022.




    (*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2025
    Data de processamento: 03/04/2025 20:54:10